• Amanda Morente

Aplicações do Revit na elétrica

Sendo um dos mais utilizados softwares para modelagem 3D em projetos de engenharia, o programa Revit, criado pela Charles River Software, foi desenvolvido para auxiliar profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, urbanismo e design na elaboração de projetos.


A Building Information Modeling (BIM), utilizada pelo Revit, é uma tecnologia que busca uma aproximação entre um projeto, sua construção, gerenciamento e o produto final, permitindo a realização de simulações de construção para uma clara visualização final do produto. A BIM, por oferecer uma maior facilidade de compartilhamento e interpretação de dados do projeto de toda uma equipe, é uma ferramenta que possibilita o trabalho em conjunto entre todos os membros e áreas do projeto, fazendo uma aproximação do arquitetônico, do estrutural e dos complementares. A utilização de um software que contenha a tecnologia BIM é importante para garantir que não ocorra a sobreposição de elementos ou informações durante a projeção compartilhada de um produto.

Diferente de outros softwares, o Revit não possui como função desenhar linhas, círculos e outras representações geométricas, mas sim os objetos que compõem o projeto a ser desenhado. Sua funcionalidade é o desenho de paredes, janelas, vigas, eletrodutos e diversos outros componentes fornecidos em sua biblioteca. Além disso, enquanto outros softwares operam a tecnologia bidimensional, tridimensional e os modelos paramétricos independentemente, no Revit, eles estão todos unidos e não funcionam separadamente, o que facilita a modelagem.


Revit Sistemas


Muito conhecido como Revit MEP ( M – Mechanical, E – Eletrical, P – Pumbling e Piping), o Revit Sistemas é a área do Revit que aglomera os sistemas hidráulicos, mecânicos e elétricos de uma construção. Capaz de influenciar a dinâmica de informações, é aplicado para modelar os projetos complementares de uma construção, sendo desenhados os cabos, dutos, calhas, eletrodutos, equipamentos hidráulicos e mecânicos.


O Revit na elétrica


O Revit possui muitas ferramentas para construção de elementos de elétrica, possibilitando a criação de transformadores, geradores, painéis, eletrodutos, tomadas, luminárias e diversos outros elementos integrantes de uma instalação elétrica.

Através do uso de variadas ferramentas, o programa é capaz de fazer e monitorar toda a modelagem de um sistema elétrico, permitindo a conexão com painéis ou fonte de alimentação e efetuando o cálculo de dimensionamento de componentes.


Além disso, é possível modelar os circuitos de força e comando, de forma a definir os circuitos, seu tipo de fiação, detalhes de eletrodutos e eletrocalhas, range de tensão, o seu sistema de distribuição e o fator de demanda. Com isso, é garantido a compatibilidade das conexões elétricas de um projeto, prevenindo a ocorrência de sobrecargas ou incompatibilidade de tensões.

Na EMJEL nossos membros são capacitados para a execução de projetos elétricos em Revit. Para realizar o seu projeto com o melhor software de modelagem do mercado atual, entre em contato e faça agora mesmo seu diagnóstico.



Fonte:


BRITO, Carlos. Modelagem de projetos elétricos usando a tecnologia bim. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba, 2015.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo