• Amanda Morente

Biodigestor: geração de energia por meio de resíduos

Atualizado: Ago 26


Os biodigestores são equipamentos responsáveis por auxiliar na decomposição de matéria orgânica, gerando como produto o biogás e biofertilizantes. Em sua aplicação podem ser utilizadas diversas formas de matéria orgânica, tais como resíduos de produção vegetal e animal, de atividades humanas e também resíduos industriais.




Geração de energia elétrica por biogás


Após passar por um processo de purificação e de retirada da umidade, o biogás pode ser utilizado como combustível gasoso para geração de energia elétrica, térmica ou mecânica através da aplicação de motores de combustão, turbinas e microturbinas a gás e células combustível.




Motores de combustão movidos a biogás


Uma das formas de fornecimento de energia elétrica se dá por meio da conversão da energia química, presente no biogás, mediante o uso de motores a combustão interna.

Seu funcionamento se baseia na expansão do biogás a fim de movimentar um pistão, rotacionando assim um virabrequim, que por sua vez converte a energia química em energia mecânica.



Fonte: Mundo Educação




Gerador


Após a passagem do biogás pelo motor a combustão, é então realizada a conexão a um gerador, a fim de transformar a energia mecânica anteriormente gerada em energia elétrica. Dentre os geradores disponíveis no mercado, utiliza-se para geração de energia por biogás geradores de indução e geradores síncronos.

Nesta etapa, a energia mecânica fornecida ao gerador atua movimentando uma bobina, de forma a criar um campo magnético e, através do fenômeno da indução eletromagnética, essa energia é transformada em energia elétrica.




Produza sua própria energia


A EMJEL, em parceria com a Ciclus Consultoria, realiza projetos personalizados para a implementação de biodigestores, atribuindo um destino alternativo para os seus resíduos orgânicos.

Para realizar a aplicação de sistemas biodigestores em seu estabelecimento entre em contato com a EMJEL e garanta seu diagnóstico gratuito!


Fontes de pesquisa:


BAGGIO, Pamela Leiria. Estudo das tecnologias existentes para geração de energia elétrica a partir do biogás. UTFPR, Pato Branco, 2017.


CIBiogás