• Amanda Morente

Casa Inteligente

Uma nova tendência dos últimos anos, as famosas casas inteligentes, também conhecidas como casas conectadas, são uma tecnologia de automação voltada para o benefício do usuário, com a finalidade de garantir mais conforto, comodidade, praticidade e segurança para os moradores.


Trata-se de um sistema composto por diversos dispositivos que são instalados e, através do conceito de internet das coisas, se conectam um com os outros. Dessa forma, é possível controlar tudo o que acontece dentro da residência, desde a limpeza, iluminação, segurança e climatização do ambiente até o horário de irrigação e um jardim ou horta.



Possibilidades dentro da casa inteligente


Fechadura digital


Ótimo para quem sempre perde as chaves, com a fechadura digital as portas se trancam sozinhas. Dispensando chaves de forma que tudo é feito pelo celular, é possível permitir a entrada de terceiros, mesmo que você não esteja em casa.

Algumas fechaduras também funcionam com biometria, permitindo o acesso a todos que tiverem sua digital cadastrada. Além disso, ainda é possível controlar o acesso, programando horários e datas desejados.


Iluminação inteligente


Utilizando um aplicativo em seu telefone, mesas ou telas sensíveis ao toque, controle ou até mesmo comando de voz é possível controlar a iluminação de toda a residência. Com a iluminação inteligente você consegue diminuir as luzes, alterar a matriz de cor, ligar e desligar luminárias individualmente ou em grupo da sua casa.


Climatização


A partir da automatização da casa inteligente é possível adequar a temperatura do ambiente conforme o clima externo e também refrigerar ou aquecer os cômodos de acordo com as preferências de cada morador.

Outra vantagem é controlar o seu banho, regulando a temperatura do seu chuveiro para que seja possível tomar banho na temperatura de preferência sem a necessidade de perder tempo regulando o chuveiro.


Robôs de limpeza


A partir da utilização de sensores e sistemas de mapeamento é possível programar robôs de forma inteligente para aspirar, passar pano e limpar o piso. Se ajustando de forma automática, limpam piso cerâmico, de madeira, de linóleo e tapetes.

Além disso, são capazes de esvaziar o lixo sozinhos, contam com um sistema de iluminação inteligente e podem ser controlados por voz.


Irrigação de jardim


Por ser um serviço que precisa ser feito, automatizar seu jardim é um dos pontos mais interessantes para uma boa casa inteligente. Com a automatização desse serviço não se faz mais necessário a dedicação de tempo para esse fim, além de reduzir custos com possíveis funcionários e gerar economia de água.

Ainda, também é possível realizar a automação de pequenas, médias e grandes hortas e plantações.

Para saber mais sobre essa possibilidade, acesse: www.emjel.com.br/post/horta-automatizada



Tem alguma ideia que ainda não existe no mercado? Entre em contato com a gente para realizar um protótipo!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo