• EMJEL Assessoria em Eletroeletrônica

Viabilidade e reforma elétrica em sala de estudos, entregue em 10 dias

Atualizado: Jun 2

Quando fazemos uma reforma em algum ambiente é sempre muito importante pensarmos na nossa comodidade e na utilidade que buscamos. Muito atrelado a isto está o cuidado com a parte elétrica do ambiente. Sempre valorizamos uma tomada próxima ao nosso local de trabalho e também uma boa iluminação nos ambientes.

Porém em muitas reformas é esquecido a importância dos cuidados com a eletricidade e não é feito uma análise de todo o estabelecimento para ver se os quadros de energia suportam a reforma pretendida. Causando danos em longo prazo nos equipamentos e no estabelecimento.

O projeto em questão foi desenvolvido para uma Casa de Estudantes em Curitiba, que tinha como interesse realizar uma reforma para transformar uma sala comum em uma sala de estudos para os seus moradores. Com isso seriam adicionadas várias mesas que precisariam de tomadas próximas para notebooks e uma iluminação adequada para os estudos.


Desenvolvimento do Projeto

Após entendido o problema, foi feito um planejamento dos pontos de tomadas e iluminação que seriam necessários adicionar, pensando na iluminação mínima necessária por norma em ambientes de estudo e os pontos de tomadas ideal pensando na quantidade de pessoas. Em seguida foi feito uma comparação da instalação que já existe no local e como poderia ser usada, pra evitar ao máximo ter que quebrar pisos e paredes. Por fim, foi feita a análise do quadro de energia que alimentava a sala e feito os cálculos de viabilidade, garantindo a segurança da reforma.


Resultados Obtidos

Devido a urgência pelo cliente, toda a reforma foi entregue em 10 dias úteis. Ao final, foi entregue o novo projeto elétrico, com memorial descritivo, lista de materiais e com ART, garantindo a segurança da reforma perante as normas regulamentadoras. O serviço de instalação das tomadas e pontos de iluminação foi feita pela empresa parceira, Beto Instalações, executando o serviço com excelência.




61 visualizações0 comentário