• EMJEL Assessoria em Eletroeletrônica

Projeto de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) para um condomínio residencial

Atualizado: Jun 2

Projeto de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas para um condomínio residencial em São Paulo com 128 Apartamentos e 71 Sobrados.

O projeto de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas), é um estudo realizado em uma edificação para a implantação de dispositivos que irão proteger o ambiente contra os raios. Fundamental em imóveis comerciais e industriais, o projeto SPDA deve ser feito de acordo com a norma técnica NBR 5419/2015.

Em parceria com uma construtora da capital de São Paulo com mais de 25 anos no mercado a EMJEL realizou tal projeto em um condomínio residencial com 10651,08m² de área construída, sendo 128 apartamentos, 71 sobrados e áreas coletivas, como salão de festas, portaria e vestiário.


Desenvolvimento do Projeto

Após receber a planta do projeto a nossa equipe realizou o projeto de SPDA de forma remota em Curitiba, sempre mantendo contato com o cliente para atualizações e alinhamento do projeto. A primeira etapa foi um estudo da planta e do local da construção para o preenchimento do gerenciamento de riscos. A segunda etapa consistiu em realizar os cálculos através da tabela para determinar qual e a disposição do sistema de proteção. Enfim na terceira etapa foi realizado o projeto em AutoCad do sistema de proteção com detalhamento e a escrita de um laudo técnico para o cliente.


Resultados Obtidos

Com a execução do projeto de SPDA o condomínio residencial proporcionara segurança aos moradores, visto que a corrente elétrica produzida pelas descargas flui para a terra, evitando perigos a vida e ao patrimônio, centelhamento, danos a estrutura, dentre outros. O projeto obteve NPS 10 demonstrado a satisfação do cliente com o projeto.



152 visualizações0 comentário