Buscar
  • EMJEL Assessoria em Eletroeletrônica

METODOLOGIA SCRUM: uma ferramenta para gerenciar projetos de forma ágil

Atualizado: Set 18

O Scrum é um framework usado para resolver problemas complexos, ao mesmo tempo que facilita a entrega de produtos com qualidade de maneira produtiva e criativa.

A ideia nasceu em 1986, quando dois japoneses especialistas em negócios introduziram o termo no contexto de desenvolvimento de produto. Mais tarde, em 1993, Jeff Sutherland viria a criar o primeiro projeto com Scrum. Sutherland, trabalhando com Ken Schwaber, tornou o Scrum um processo formal em 1995 e juntos eles escreveram um guia para explicar essa metodologia.




Como funciona o Scrum? No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints, que representam um Time Box dentro do qual um conjunto de tarefas deve ser executado e, uma vez que ele começa, sua duração é fixa e não pode ser encurtada ou prolongada. Os papéis no Scrum Team (equipe do Scrum) consistem em um Product Owner, o Development Team e um Scrum Master. As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, que é uma reunião de planejamento na qual o plano é criado pelo trabalho colaborativo de toda a equipe do Scrum. O Scrum Master deve garantir que os participantes entendam o propósito e que a equipe vá cumprir os prazos. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog. A cada dia dentro de um Sprint a equipe faz uma breve reunião, chamada Daily Scrum. O objetivo é tomar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e definir o plano de trabalho das próximas 24h.

Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting, tendo como resultado um Product Backlog revisado que define os prováveis itens do Product Backlog para o próximo Sprint. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective, que é uma oportunidade para a equipe do Scrum se inspecionar e criar um plano de melhorias a serem implementadas durante o próximo sprint. Assim, reinicia-se o ciclo.

Hoje em dia, o conceito de metodologia ágil está sendo amplamente disseminado. O método ágil se contrapõe aos conceitos anteriores quando proporciona o planejamento adaptativo, times auto-organizados e multidisciplinares, melhoria contínua e desenvolvimento evolucionário.

Segundo a Agile Trends, empresa fundada em 2013 em São Paulo e

dedicada a eventos sobre a metodologia, o aumento do número de

contatos de empresas que procuram essa ferramenta de gestão desde o

início da pandemia foi de 20%, o que indica uma procura das organizações

por ordem durante o caos causado pelo novo coronavirus.

Fontes:

https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

https://www.scrum.org/

https://ligaagil.com.br/

https://exame.com/

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 - EMJEL