• Amanda Morente

ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Atualizado: Mar 24

Em 2015 a Cúpula das Nações Unidas, que discorre sobre medidas para ampliar o desenvolvimento sustentável, compilou uma agenda com 169 metas - distribuídas em 17 pilares - a serem cumpridas até 2030. Tais pilares foram denominados “objetivos de desenvolvimento sustentável”, ou ODS, que se disseminaram pelo mundo como responsabilidade governamental, civil e empresarial.

Os objetivos contemplam nichos que compõem uma situação futura um tanto mais ideal para toda a vida na Terra: educação, igualdade, erradicação de fome e pobreza, além da preservação da natureza e proteção de animais e seus ecossistemas. Para que esses objetivos sejam alcançados dentro do prazo, é necessário que todos tomem para si esse comprometimento social, garantindo, dessa forma, um ambiente habitável para as gerações futuras.

Existem quatro dimensões principais em que se encaixam os ODS:

  • Social: engloba as necessidades humanas, qualidade de vida e justiça.

  • Ambiental: busca por preservação ambiental, proteção dos animais e dos seus hábitats, medidas contra mudanças climáticas e uso consciente de recursos e dos oceanos.

  • Econômica: visa alinhar o crescimento econômico com o aproveitamento de recursos naturais, controlar a produção de resíduos e otimizar os consumos.

  • Institucional: é a capacidade de colocar os ODS em prática.

Atualmente há diversas campanhas que buscam incentivar empresas a colocar em prática ao menos um desses objetivos. A recomendação é analisar o core business da empresa e, de alguma forma, buscar impactar o ODS com que tenha relação direta. Dentro do Movimento Empresa Júnior (MEJ), por exemplo, há a classificação de projeto “Alto Impacto”, que é o trabalho produzido por uma empresa júnior que está diretamente relacionado com ao menos um ODS.

Tendo em vista sua responsabilidade social e sua meta de transformar realidades, a EMJEL busca, através de seus projetos, ascender um ODS sempre que possível. Ao longo do tempo atuando no mercado, a nossa empresa já obteve diversos trabalhos de Alto Impacto, encaixando-se em ODS distintos, como por exemplo:

Laudo de instalações no restaurante “Cão Véio” – ODS 8: viabilização da reforma das instalações elétricas no ambiente, promovendo a segurança do local e assegurando um ambiente sem riscos para os trabalhadores e clientes.

Análise das instalações e consumo em uma residência no litoral – ODS 7: abrange o setor de eficiência energética, pois estudamos as instalações, a possibilidade de riscos e as medidas para um consumo mais consciente, diminuindo a conta de luz e otimizando o uso de eletricidade.

Instalações elétricas industriais – ODS 9: dimensionamento de cabeamento, organização e consumo de energia de grandes plantas. O estudo de instalações elétricas de indústrias e de um conjunto habitacional faz parte do portfólio da EMJEL, aprimorando sua infraestrutura.

A empresa, devido ao seu setor de atividade, acaba cobrindo os objetivos citados com mais frequência, que são voltados para energia, segurança e inovação:

ODS 7 – Energia acessível e limpa: uso seguro e confiável de energia sustentável e moderna, a um preço acessível. Busca pela transição energética, deixando o uso de combustíveis fósseis para aprofundar-se no uso de fontes renováveis.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promove o trabalho seguro em um ambiente ergonômico e sem riscos. Busca por infraestrutura que garanta ao trabalhador exercer seu serviço de forma digna.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: visa a construção resiliente, segura e sustentável. Procura garantir o desenvolvimento econômico a partir de uma boa rede estrutural, facilitando o transporte e a qualidade de paisagens urbanas.

A construção dessa realidade ideal é um dever conjunto de toda a sociedade, que não deve postergar sua responsabilidade. Os acordos da agenda podem ser adotados por quaisquer esferas do sistema e, com uma grande ação compartilhada, é possível, de maneira efetiva, iniciar a concretização de um futuro digno para toda a biosfera.



Fontes:

Estratégia ODS https://estrategiaods.org.br/o-que-sao-os-ods/

Plataforma Agenda http://www.agenda2030.org.br/

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo