A invenção que levou o homem à lua e que está presente até hoje em nosso dia-a-dia!

A missão além de ter sido o evento mais espetacular da história humana, lembrada até hoje pela emblemática frase de Neil Armstrong "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade" também foi muito importante para avanços tecnológicos que afetam até hoje o nosso cotidiano, e o motivo disso?


No dia 20 de julho de 1969 a nave Apollo 11 pousou na lua e marcou para sempre a história da humanidade!

A nave espacial Apollo 11 contava com o primeiro sistema embarcado reconhecido mundialmente, o Apollo Guidance Computer (AGC).

Desenvolvido pelo MIT exclusivamente para o programa da NASA levou poder computacional para orientação, navegação e controle da espaçonave, sendo um dos primeiros computadores a utilizar CI’s (circuitos integrados), usados com o objetivo de reduzir o tamanho e peso do equipamento e aumentar a confiabilidade.


Mas afinal, o que é um sistema embarcado?

Um sistema embarcado é um microprocessador que realiza um conjunto de tarefas pré-definidas, possuindo um software dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla.

Nos dias atuais com a difusão dos circuitos integrados e preço reduzido, os sistemas embarcados estão presentes em diversos objetos do nosso dia-a-dia como: micro-ondas, televisores, celulares, carros, computadores e em tantos outros objetos que muitas vezes se tornam “transparentes”, pesquisas mostram que uma pessoa entra em contato diariamente com pelo menos 20 processadores com estimativa que esse número chegue a 350 em 2020 !

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Instagram
NOSSOS SERVIÇOS

- Eficiência Energética

- Desenvolvimento de Tecnologia

- Projetos de Eletrônica

- Luminotécnica

- Instalações Elétricas 

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Rua Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas - Curitiba - PR
Centro Politécnico - UFPR - Departamento de Engenharia Elétrica - Piso inferior

 

© 2019 EMJEL - Empresa Júnior de Assessoria em Eletroeletrônica