• Amanda Morente

Sistemas off grid de geração de energia

A energia solar fotovoltaica é aquela gerada através da conversão da radiação solar em eletricidade. Produzida através do denominado “efeito fotovoltaico” nas células dos painéis solares, essa energia pode ser injetada diretamente na rede elétrica, ou armazenada para utilização a partir de um sistema off grid.


Os sistemas on grid, conhecidos também como grid tie, são aqueles nos quais o uso de armazenadores de carga é dispensado, pois toda energia elétrica gerada pelo sistema é consumida ou é diretamente injetada na rede elétrica. De forma simplificada, quando a geração é maior que o consumo, a energia excedente é enviada para a rede de distribuição e posteriormente utilizada em momentos em que a geração se mostra inferior ao que se é demandado.



O que é o sistema off grid


O sistema off grid de geração de energia solar é caracterizado por não se conectar a uma rede elétrica. Geralmente apresenta um sistema de armazenamento de energia constituído por um banco de baterias e, em algumas aplicações, dispõe também de controladores de cargas e inversores de corrente contínua para corrente alternada. Dessa forma, os aparelhos que utilizarão a energia são diretamente abastecidos.


Por ser considerado um sistema autônomo de geração de energia, o sistema off grid é muito aplicado em regiões remotas, como localidades muito afastadas, rurais, ribeirinhas ou muito pobres, que por razões geográficas não possuem linhas de transmissão de energia elétrica por parte de uma concessionária.


Em relação a vantagens desse tipo de sistema, destaca-se a viabilidade de aplicação por ser um estrutura estática e implementável em locais isolados, a pouca necessidade de manutenção, o que reduz os custos operacionais, e a geração de forma limpa e ecológica pela utilização de uma fonte renovável.



Composição


Um sistema off grid é composto basicamente por:

Fonte: NeoSolar



Painel Solar


Os painéis solares fotovoltaicos são os responsáveis pela geração da energia. Tais painéis são constituídos por células fotovoltaicas.



Baterias


São os acumuladores de energia elétrica e responsáveis pelo fornecimento de energia para os equipamentos.



Controladores de Carga


Protegem as baterias de descargas profundas e excesso de carga, estendendo a vida útil das baterias e garantindo o armazenamento com a maior eficiência possível.



Inversores de Frequência


Possuem a função de transformar energia em corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).




Está interessado em ter seu próprio sistema gerador de energia elétrica? Na EMJEL temos profissionais capazes de projetá-los com qualidade! Peça agora um diagnóstico:

Fontes:


BORTOLOTO, Valter A., Geração de energia solar on grid e off grid. Botucatu: Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2017.


K. C. O. Ferioli, Projeto de Sistema Fotovoltaico Isolado OFF GRID. Belém: Instituto de Estudos Superiores (IESAM), 2014.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo